5 dicas para fazer uma precificação de produtos inteligente

  • Por admin - 16 Maio 2022 - Finanças

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por algumas variáreis que podem ser a chave do sucesso do seu negócio.

 Criar uma empresa bem-sucedida depende de várias coisas, por exemplo, a precificação de produtos inteligente. Quando o preço é baixo demais, pode afetar a margem de lucro do negócio. Por outro lado, se for alto, prejudica a venda. Então, é preciso encontrar o ponto ideal.

Ele depende de algumas coisas, como os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes. Também é possível trabalhar com cálculos mais avançados, como o markup, que é aplicado sobre o custo do produto.

Nos tópicos seguintes, ganhamos profundidade no assunto. Explicamos mais claramente os benefícios da precificação de produtos e apresentamos 5 dicas úteis aos negócios. Acompanhe até o final para saber mais!

Os principais motivos para investir em formação de preços

Se você vende seus produtos sem um sistema para formação de preços, corre dois principais riscos: i) ele ficar mais caro que o ideal e desestimular seus compradores; ii) ele ficar muito barato e sua empresa deixar "dinheiro na mesa", ou mesmo ter prejuízo.

Ainda mais importante é notar que, se o problema da formação de preço durar por muito tempo, a empresa pode comprometer sua saúde e sobrevivência. Não será possível mantê-la no mercado, seja porque não consegue vender bem, seja por gerar lucro a partir das suas vendas.

Tendo isso em vista, é preciso estudar sobre formação de preços e aplicar suas melhores práticas. Se isso é feito com seriedade e consistência, o empreendimento pode contar com uma série de vantagens. Pontuamos as principais, nos tópicos seguintes.

Possibilita uma melhor margem para negociação com consumidores

Não é incomum que clientes queiram negociar preço. O problema é que, se o preço não é bem construído, suas margens podem estar baixas, e até pequenos descontos podem gerar prejuízo. Assim, a formação de preço resulta em mais margem e segurança para negociar.

Facilita a criação de promoções ou condições especiais de venda

Por vezes, para vender, é preciso criar promoções ou novas ofertas, como um parcelamento mais longo. Sem conhecer bastante a composição do preço, é difícil avaliar se a estratégia é realmente viável ou se pode acentuar os prejuízos. Por outro lado, ao conhecer seus preços, é possível criar promoções mais certeiras e atraentes, capazes de agregar valor ao negócio.

Potencializa o lucro líquido do empreendimento

Uma métrica financeira crucial é o lucro líquido. Quanto mais alto ele for, melhor. Um preço bem definido pode resultar em mais lucro ao negócio, afinal, antecipa todos os custos e as despesas, bem como a margem líquida desejada. Assim, o empreendimento se torna mais saudável.

Esses são apenas alguns dos benefícios, mas existem vários outros. É possível, até mesmo, pensar em um efeito cascata, pois, na medida em que o negócio se torna mais lucrativo e hábil na negociação, consegue aplicar sua competitividade e participação no mercado.

Precisa de consultoria jurídica para seus negócios? A SLS ADVOCACIA fornece serviços de consultoria e assessoria jurídica empresarial, com advogados altamente especializados para atender as demandas da sua empresa, por um custo reduzido, acessível desde os pequenos aos grandes empresários, de forma totalmente online, de qualquer lugar do brasil. Saiba mais clicando aqui.


 

TAGS FLUXO DE CAIXA; FINANÇAS; GESTÃO FINANCEIRA;LUCRO;EMPREENDIMENTO;INVESTIMENTO;

 

Voltar

Artigos Relacionados

Principais controles administrativos-financeiro

  • Controle...

Identificar gastos e antecipar pagamentos são algumas orientações para quem tem...

É o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa....