Atendimento de qualidade: 11 dicas para atender bem

  • Por admin - 16 Maio 2022 - MERCADO E VENDAS

Preparamos algumas dicas para você saber como manter o cliente sempre em primeiro lugar.

O consumidor nunca deve sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido.

Sabe por que isso não pode acontecer?

  • Quem é mal atendido vai contar a péssima impressão para outra pessoa
  • O cliente se sente menosprezado e menos importante


Como o cliente deve se sentir?

  • O ideal é que o cliente conte a experiência positiva
  • O ideal é que se sinta especial

Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade.

 

11 dicas

Dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente

  1. Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
  2. Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
  3. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade.Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
  4. Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado. 
  5. Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
  6. Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
  7. Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”.
  8. Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
  9. Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
  10. Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação
  11. Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.


Precisa de consultoria jurídica para seus processos de venda e atendimento ao cliente? A SLS ADVOCACIA fornece serviços de consultoria e assessoria jurídica empresarial, com advogados altamente especializados para atender as demandas da sua empresa, por um custo reduzido, acessível desde os pequenos aos grandes empresários, de forma totalmente online, de qualquer lugar do brasil. Saiba mais clicando aqui.

 TAGS:ATENDIMENTORELACIONAMENTO COM O CLIENTEFUNCIONÁRIOSFIDELIZAÇÃO;

 

 

 

 

Voltar

Artigos Relacionados

Entenda o que é fluxo de caixa, a sua importância e como ele pode ser adotado...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação. Não basta dizer isto...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por...