Como abrir um MEI

  • Por admin - 16 Maio 2022 - Micro e Pequenas Empresas

Tornar-se um Microempreendedor Individual é fácil e rápido. Veja o que preparamos para você sobre formalização.

 

O registro como Microempreendedor Individual (MEI), é um processo simples, pouco burocrático  e todo feito online.

Antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual, é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor.

Documentos

É importante que imprima e guarde os seguintes documentos que comprovam a sua formalização:

  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual– É o documento que comprova que você é MEI.
  • Boleto de Pagamento Mensal(DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI. Além disso, você tem a opção de fazer o pagamento por débito automático ou por pagamento online.
  • Relatório Mensal de Receitas Brutas(um para cada mês) – é obrigatório, mas não necessita entregar em nenhum órgão público. Ele será utilizado para o registro das receitas mensais e é importante para auxiliá-lo a fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).
  • O único documento que será necessário obter fora do Portal do Empreendedoré a Nota Fiscal.

Nota Fiscal

  • O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.
  • Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Nota Fiscal Eletrônica

  • A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e ) é um documento totalmente eletrônico que oferece diversos benefícios para o comércio nacional, oferecendo agilidade, inovação, praticidade e redução de custos. 
  • Conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140/2018, o MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, no entanto, se preferir, tem a opção de realizar a emissão da NF-e, disponibilizada pelo estado ou município.

Precisa de consultoria jurídica para seus negócios? A SLS ADVOCACIA fornece serviços de consultoria e assessoria jurídica empresarial, com advogados altamente especializados para atender as demandas da sua empresa, por um custo reduzido, acessível desde os pequenos aos grandes empresários, de forma totalmente online, de qualquer lugar do brasil. Saiba mais clicando aqui.

 TAGS: MICROEMPREEENDEDOR;PEQUENAS EMPRESAS;MEI;NFC; BOLETO DECLARAÇÃO ANUALIMPOSTO DE RENDA;

Voltar

Artigos Relacionados

Entenda o que é fluxo de caixa, a sua importância e como ele pode ser adotado...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação. Não basta dizer isto...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por...