Não existe idade para uma mulher se tornar empreendedora

  • Por admin - 10 Maio 2022 - Startups e Empreendedorismo

Se você acha que existe uma determinada fase da vida ideal para montar um negócio, continue a leitura e entenda por que essa ideia é um mito.

 

Você já pode ter se perguntado: “Existe idade certa para empreender?”, ou apenas: “Será que estou pronta para abrir uma empresa?”. A resposta para essa dúvida muito comum é: não existe nada definitivo. Afinal, empreender não é uma ciência exata, e sempre há muito a considerar para chegar a uma conclusão.


Você pode ainda estar na faculdade, ter uma carreira consolidada ou estar prestes a se aposentar. Se a ideia de empreender faz seus olhos brilharem, o desejo de tocar o próprio negócio não tem hora para aparecer. E não existe idade ou momento “ideal” para isso, até porque circunstâncias desfavoráveis e obstáculos a serem superados sempre irão existir, e os altos e baixos acontecem para todos. No final do dia, o que vale é a vontade de fazer acontecer, de transformar a realidade.


Se esse questionamento anda martelando na sua cabeça, vamos mostrar alguns sinais de que você pode vir a ser uma empreendedora de sucesso, para te ajudar na difícil e empolgante aventura que é decidir abrir uma empresa.
1. Você precisa ganhar mais dinheiro: não tem como negar, esse é um dos principais motivos de quem decide empreender. A futura empresária pode ver no próprio negócio a alternativa para gerar renda ou aumentar a que já tem. Ou seja: abrir uma empresa é uma forma ter o seu lucro.

 

2. Você quer transformar a realidade: muitas vezes o empreendedorismo é uma forma de causar um impacto positivo na vida das pessoas. Se você quer ser uma empresária para oferecer soluções inovadoras para problemas comuns do dia a dia de seu público, está no caminho certo.

3. Você quer realizar um sonho: sim, muita gente deseja ter o próprio negócio. Seja para se tornar chefe de si mesmo ou até mesmo para fazer aquilo de que gosta, esse sonho está atrelado à realização pessoal. Você sente que abrir um negócio é a sua grande chance de ser feliz? Vá em frente.

 

4. Você se aposentou e não quer parar de trabalhar: as empreendedoras aposentadas formam um grupo de pessoas que têm experiência, disposição e credibilidade e que já desenvolveram competências diversificadas. Se você se encaixa nesse perfil, com o tempo livre da rotina da aposentadoria, pode concretizar o sonho de ter o próprio negócio e ainda se manter em movimento.

 

5. Você quer mudar de vida: às vezes um emprego fixo pode ser um pouco entediante. É certo que a vida de empreendedora é para lá de corrida, mas se você se sente atraída por um cotidiano agitado, com adversidades e problemas à sua espera para serem resolvidos, empreender pode, sim, ser a sua praia.

Como podemos perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dona do próprio negócio. Claro que ter afinidade com a área em que quer investir e alguma experiência ajuda muito, mas habilidades gerenciais podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e em qualquer momento.

Então, um bom ponto de partida é anotar esses cinco pontos em seu caderno, agenda ou computador e refletir sobre o seu posicionamento diante de cada um deles. Aproveite para registrar suas expectativas, pontos fortes e até experiências que já teve, além de ter ciência de que áreas ainda precisam ser mais aprimoradas. Seja quais forem, lembre-se de que há muitas formas para resolver essas questões, inclusive cursos livres online, como os que o Sebrae oferece gratuitamente.

Precisa de consultoria jurídica para seus empreendimentos? A SLS ADVOCACIA fornece serviços de consultoria e assessoria jurídica empresarial, com advogados altamente especializados para atender as demandas da sua empresa, por um custo reduzido, acessível desde os pequenos aos grandes empresários, de forma totalmente online, de qualquer lugar do brasil. Saiba mais clicando aqui.

 

TAGS EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORISMO FEMININO MULHERES DE NEGÓCIO

 

 

 

Voltar

Artigos Relacionados

Entenda o que é fluxo de caixa, a sua importância e como ele pode ser adotado...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação. Não basta dizer isto...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por...