Primeiros passos para abrir uma empresa

  • Por admin - 10 Maio 2022 - Startups e Empreendedorismo

Orientações para quem deseja abrir um negócio.

Ser dono do próprio negócio possibilita oportunidades e ganhos, contudo, muitas dúvidas podem surgir, como por onde começar, qual o melhor ramo, como atender cliente, entre outros.  Para que isso aconteça de forma eficiente é necessário organização e planejamento de gestão.  

O registro como Microempreendedor Individual, por exemplo, é um processo simples e menos burocrático para quem deseja abrir um negócio e estar legalizado, além de estar protegido dos riscos de uma empresa informal.

É importante reunir todas as informações sobre o negócio que desejar abrir como por exemplo: pesquisa de mercado, finanças, marketing, perfil do cliente, esse levantamento faz parte do planejamento e primeiros passos para começar bem.  

 

Primeiros passos

Ideias de negócio: Ter a ideia de negócio nem sempre é uma tarefa fácil, com base em estudos o Sebrae oferece mais de 300 ideias para ajudar na visão e nas decisões empresariais que encaixem perfeitamente no ramo e atividade ideal obter sucesso empresarial.

Decida o ramo: O ramo é a atividade principal e econômica de uma empresa e para exercê-las serão através do tipo de negócio, dentre eles estão: Franquia que consiste em ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida. O Home office que é uma opção que possibilita trabalhar online e de casa. O comércio eletrônico cujo todos os serviços ou produtos são feitos online por uma loja virtual e redes sociais. As Cooperativas onde as atividades vêm por meio de sociedade com objetivo de prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos e a modalidade Associação onde um grupo de pessoa física e jurídica se unem para desenvolver oportunidades para o grupo.

Conheça o mercado: Para conhecer o mercado é necessário organização e preparo e conhecer os riscos, o produto, o perfil do cliente, concorrentes entre outros aspectos caracterizados em plano de negócio.

Formalize-se: O registro e a formalização de uma empresa garantem vantagens como: entender os direitos e deveres de um negócio, segurança e credibilidade na venda, possibilidade de parcerias, acessos a linhas de crédito entre outros. O registro da marca é importante para firmar a empresa no mercado e assegura ao empresário a exclusividade do uso no seu ramo de negócio.

Crédito: Uma boa administração financeira é fundamental para o futuro de uma empresa, contudo, eventualmente o empresário pode precisar de um auxílio de crédito para sua empresa e antes disso é preciso uma real análise das necessidades de solicitar os créditos. Nessa análise inclui: qual o melhor crédito, riscos e vantagens, garantias e qual melhor instituição encaixa nas necessidades da empresa.

 

Precisa de consultoria jurídica para seus projetos? A SLS ADVOCACIA fornece serviços de consultoria e assessoria jurídica empresarial, com advogados altamente especializados para atender as demandas da sua empresa, por um custo reduzido, acessível desde os pequenos aos grandes empresários, de forma totalmente online, de qualquer lugar do brasil. Saiba mais clicando aqui.

 

 

Voltar

Artigos Relacionados

Entenda o que é fluxo de caixa, a sua importância e como ele pode ser adotado...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação. Não basta dizer isto...

A formação de preços é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por...